29/04/16

I SIMPÓSIO DA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA FOI REALIZADO EM SUMÉ






Foi realizado nesta terça-feira (26/04) no Ginásio de Esportes "O Netão" o I Simpósio de Cultura de Matriz Africana, o evento foi organizado por Eduardo Guerra e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Sumé através da Secretaria de Educação e do departamento de Cultura.

A temática da cultura africana é abordada ainda por um viés arraigado de estigmas e multifacetado por opiniões, diríamos no mínimo equivocadas no tocante ao verdadeiro conceito valorativo desse legado cultural em tela.

O propósito da realização desse evento, segundo a organização, foi desmitificar a carga didática/literária fantasiosa em relação ao negro, sobretudo evidenciar e fazer renascer um “passado morto,” tão obscurecido pela elite detentora do Poder e do Discurso.

Eduardo Guerra organizador do evento destacou a necessidade de momentos como estes “Precisamos ter a ciência que o tenebroso navio negreiro lamentavelmente ainda persiste em nosso tempo, disfarçado na mão teatral opressora que manipula as marionetes num mar aberto sem leme, consequentemente sem destino. Mas ainda existe uma luz, ainda existe uma luz, fraternidade” ressaltou.

Durante o evento foram destacados ícones da nossa cultura popular negra de Sumé, a exemplo de Júlio Preto, Luiz de Dú, Zé Corisco, Luiz de Ina, Noberto Preto, Diva, Luiz Lima (colô), Tururú entre outros homenageados de forma póstuma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário