28/04/16

Prefeitura de Monteiro realiza capacitação dos Auxiliares de Farmácia para a Zona Rural e Farmácia Central




Aconteceu na manhã desta quarta-feira 27 na cidade de Monteiro uma capacitação para os técnicos de enfermagem, técnicos farmacêuticos, recepcionistas e equipe de apoio para a humanização e melhor dispensação de medicamentos de uso contínuo na zona rural.

Com o objetivo de melhorar o acolhimento ao paciente, aprimorar a orientação em relação ao uso correto do medicamento, o Coordenador da Assistência Farmacêutica e Diretor Responsável Técnico do Central de Materiais e Medicamento (CEMAM), Francisco Xavier idealizou o Projeto de Capacitação dos Auxiliares de Farmácia que é pioneiro no país e foi recentemente apresentado ao Ministério da Saúde. “O nosso principal objetivo é garantir que o usuário da zona rural tenha acesso ao medicamento e receba orientações sobre a importância do uso correto e o conhecimento prévio da patologia.” 


Diante dos desafios da assistência farmacêutica pelo Brasil e principalmente na zona rural, a Secretaria de Saúde de Monteiro se antecipou fornecendo a capacitação destes profissionais, pois, é uma solução simples, barata e que está melhorando consideravelmente a qualidade do acesso ao medicamento priorizando o bem estar da população.

Padronizar os procedimentos e as condutas adotadas em todas as Unidades Dispensadoras do município é uma meta que está sendo trabalhada e brevemente será alcançada. “É importante ressaltar que a educação permanente é de extrema importância para o desenvolvimento de um bom trabalho, e temos que esta sempre nos aprimorando com cursos de qualificação profissional e de reciclagem”. Concluiu Francisco Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário