05/05/16

Campanha da vacinação contra a Gripe continua na cidade de Monteiro




Foi dado início no último sábado, dia 30 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe em todo país. Na cidade de Monteiro todos os PSFs foram abertos às 8 horas da manhã para que toda população que faz parte dos grupos prioritários pudessem ter acesso, inclusive com um ponto no centro da cidade onde fica localizado a sede da Vigilância Sanitária, próximo a Igreja Matriz.

A vacina contra gripe é segura e tem como seu principal objetivo reduzir as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A meta é vacinar, em todo o Brasil, quase 50 milhões de pessoas até o dia 20 de maio. Na Paraíba foram recebidas 630 mil doses da vacina trivalente contra a gripe.

Em Monteiro a meta de vacinação é de 7.631 pessoas. Até agora foram vacinadas cerca de 4 mil pessoas, e, segundo a Secretária de Saúde Viviane Ferreira o município ainda espera receber mais doses da vacina. “Sábado foi o Dia D, mas a campanha vai continuar até o dia 20 de maio. Aguardamos do Ministério da Saúde o envio de mais doses nas próximas semanas para atendermos 100% os grupos prioritários”.

Com a preocupação de não contrair o vírus da gripe a aposentada Maria Amélia, 80 anos, vacinada no PSF 08 disse: “Desde que comecei a tomar a vacina todos os anos nunca mais fiquei gripada. É muito bom saber que a Secretaria de Saúde de Monteiro se preocupa com a gente. Já chamei os conhecidos para vir tomar a vacina e ficar livre da doença”.

Esta dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe, o AH1N1, o AH3N2 e o Influenza B. Pessoas com mais de 60 anos; crianças de seis meses até cinco anos; grávidas; mulheres que tiveram bebê recentemente, há até 45 dias; profissionais de saúde e doentes crônicos, como cardíacos e diabéticos têm o direito a vacina. Quem é doente crônico deve levar o receituário médico aos postos de saúde. Para os demais, documento de identidade e carteira de vacinação das crianças.

A vacinação continua

A meta de vacinação para a cidade de Monteiro é de 80% da população, que compreendem 4.464 idosos, 2.113 crianças, 622 trabalhadores, 371 gestantes e 61 puérperas (mulheres que tiveram bebês até 45 dias atrás).

A campanha segue até o dia 20 deste mês de maio e o grupo que mais procurou a vacinação foram pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos como diabéticos e hipertensos. A Secretaria de Saúde ainda receberá mais doses da vacina nos próximos dias para que todos possam ser imunizados.


A secretária de Saúde, Viviane Ferreira, revelou que mais de 50% da população da cidade de Monteiro já está imune aos vírus AH1N1, o AH3N2 e o Influenza B. “Se você faz parte dos grupos prioritários busque um dos 11 PSFs que seja mais próximo de você”, alerta a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário