12/05/16

Secretaria de Saúde de Monteiro terá programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial





Todo dia 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de espaços manicomiais e de lógicas de encarceramento e tutela com as pessoas ditas loucas, e a afirmação de novas práticas e serviços que compõem a rede de atenção psicossocial, em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, que é hoje referência internacional.

O Movimento de Luta Antimanicomial surgiu em 1987, propondo novas alternativas terapêuticas aos portadores de sofrimento mental e teve um papel fundamental ao trazer à tona muitas histórias e imagens da barbárie que acontecia nos antigos hospícios.

Na cidade de Monteiro as ações alusivas à data começam na próxima segunda-feira, dia 16 de maio com oficinas terapêuticas com usuários do CAPS, no dia seguinte reunião com os familiares sob o tema: CAPS, Uma Nova Realidade e no dia 18 uma caminhada com os pacientes, familiares, profissionais do CAPS e do município pelo centro da cidade mostrando trabalhos realizados no Centro de Atenção Psicossocial.

CAPS Monteiro

Na Região do Cariri paraibano, o município de Monteiro faz parte da causa Antimanicomial atendendo cerca de 200 usuários permanentemente através do CAPS Dr. Francisco de Assis Neves Nóbrega, oferecendo assistência multiprofissional e odontológica, bem como reuniões com os familiares dos usuários.


Todo o acompanhamento é oferecido visando à integração e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário