25/10/16

PESQUISADOR DOCENTE MALAQUIAS BATISTA RECEBERÁ O PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA




O pesquisador docente do IMIP, Professor Malaquias Batista Filho, receberá no dia 26 de outubro, em Brasília, o Prêmio Anísio Teixeira, uma das premiações mais relevantes do país. Paraibano de São Sebastião do Umbuzeiro, da fazenda Capitão MOR, radicado em Recife, o Prof. Malaquias Batista, 82 anos, dedica há mais de 50 anos às pesquisas na área de nutrição, com foco no combate à desnutrição infantil. A honraria se dá pelo reconhecimento às suas relevantes pesquisas na área.

Além de integrar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o Professor Malaquias é Professor Emérito da UFPE. “Esse prêmio é um coroamento de uma dedicação pessoal e profissional à causa da segurança alimentar como parte de um objetivo ético, profissional e político mais elevado, que é a redução da desigualdade no mundo, especialmente no Brasil”, afirmou o Professor Malaquias.

Prêmio Anísio Teixeira - O prêmio Anísio Teixeira foi instituído em 1981 para homenagear personalidades brasileiras que tenham contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país. A premiação é oferecida a cada 5 anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério de Educação e Cultura. Trata-se de uma homenagem ao educador Anísio Teixeira, intelectual baiano que difundiu o papel transformador da educação e da escola para a construção de uma sociedade moderna e democrática. Anísio Teixeira idealizou a primeira universidade com cursos de graduação e pós-graduação. Foi o primeiro presidente da Capes, fundada em 1951, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que, desde 2001, incluiu o nome Anísio Teixeira ao da instituição.
  
Currículo - O Professor Malaquias Batista é graduado em Medicina (1961) pela Universidade Federal da Paraíba. Em 1965, especializou-se em Nutrição em Saúde Pública pelo então Instituto de Nutrição da UFPE. Em 1976, concluiu o doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário