25/10/16

Presidente da AMCAP entrega ao governador relatório final do Pacto Novo Cariri




O prefeito de São José dos Cordeiros e presidente da AMCAP (Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano) entregou junto a outros gestores da região o relatório final do Pacto Novo Cariri ao governador Ricardo Coutinho. O projeto consiste numa agenda estratégica e propositiva das principais ações a serem desenvolvidas na região nos próximos 20 anos.

O Pacto de Cooperação para o Desenvolvimento Regional Sustentável, denominado de Pacto Novo Cariri, consiste em um movimento de mobilização, articulação e integração de lideranças e organizações dos setores governamentais, produtivos e civis, interessados no futuro bem sucedido de seus municípios e regiões. O Pacto Novo Cariri começou a surgir no ano 2000 e envolve municípios das microrregiões do Cariri Oriental, Cariri Ocidental e municípios adjacentes.

No documento entregue ao governador estão contidos os principais pleitos da região, selecionados a partir de vários encontros realizados pelos prefeitos nas cidades de Campina Grande, Coxixola, Sumé, Barra de São Miguel e Monteiro.

Entre as principais reivindicações estão a implantação de uma unidade de fabricação de leite em pó de cabra; apoio na criação do Parque Industrial do Cariri através de incentivos fiscais, intensificar o apoio às cadeias produtivas da caprinovinocultura, dando ênfase a compra governamental de leite, a produção de derivados: a organização da produção de carne; organizar os empreendimentos de micro e pequenas empresas de confecções através da capacitação técnica, microcrédito e pesquisas visando a promoção comercial e as vendas internas e externas.

Na área da educação, o Pacto Novo Cariri propõe a implantação da Escola Técnica Regional de ensino médio com ênfase na cadeia produtiva do leite, carne e pele do caprino e ovinocultura e apoiar na ampliação/reestruturação das Escolas Agrícolas de Sumé e de Boqueirão. Na cultura, o projeto sugere apoio à estruturação de calendário para agenda cultural do Cariri e apoio na qualificação, promoção e comercialização do roteiro de turismo ecológico e cultural da região.

Outras idéias passam ainda pela realização de um projeto de perfuração de poços em todos os municípios; implantação de estruturas de reuso de águas e de projetos de barragens de grande porte para estruturação hídrica da região, a exemplos das barragens Porteiras no Rio Paraíba e Pelo Sinal no Rio Taperoá, assim como o apoio aos municípios na implantação de aterros sanitários.

Novas ligações asfálticas

O Pacto Novo Cariri contemplou ainda a indicação para novas ligações asfálticas de algumas cidades da região de forma a ligar o Cariri em suas várias microrregiões. Foi proposta a construção das estradas:

PB-264 (São Sebastião do Umbuzeiro/divisa com PE).
PB-196 (Coxixola/Caraúbas) 20 km.
PB-176 (Gurjão/Juazeirinho) 27 km.
PB-202 (Santo André/Gurjão) 18 km.
PB-210 (Sumé/Taperoá) 32 km.

PB-148 (Livramento/São José dos Cordeiros) 16 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário