04/11/16

Programa Bebê Super-Ação para portadores de microcefalia é implantado em Monteiro




Aconteceu na tarde desta quinta-feira (03) no NAPSE – Núcleo de Atendimento Psicossocial e Educacional a recepção para uma nova etapa para o tratamento das crianças com microcefalia da cidade de Monteiro.

O Programa desenvolvido em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação do município de Monteiro, Bebê Super-Ação destina-se a orientar pais e responsáveis de crianças com microcefalia com estratégias de intervenção precoce visando um melhor desenvolvimento neuropsicomotor através da terapia educacional, fonoaudiólogo e outras atividades. O tratamento acontecerá todas as quintas.

A estimulação pretende trabalhar tônus, resistência e fortalecer o alinhamento postural, consciência sensorial através de vários tipos de estímulos e serão proporcionadas por meio de atividades lúdicas e brinquedos variados, além do suporte através de cartilha para que as atividades apresentadas no NAPSE sejam postas em prática também casa aumentando assim o progresso e desenvolvimento dos bebês.

Na recepção e apresentação do grupo multidisciplinar que acompanhará as crianças estiveram presentes a prefeita eleita Lorena de Dr. Chico, secretários da administração municipal, diretoras das creches e familiares dos pequenos que serão atendidos. No momento as mamães ganharam um kit contendo produtos que vão estimular as crianças em sua própria residência.

Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor

As crianças com microcefalia e que apresentam prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se com o Programa Bebê Super-Ação  através de estímulos.

 É importante ressaltar que o bebê deve iniciar a estimulação logo que esteja clinicamente estável e se estender até os 03 anos de idade, pois essa é a fase em que o cérebro se desenvolve mais rapidamente dando assim oportunidade de maior independência e qualidade de vida aos portadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário