18/11/16

Vereador Bião Nunes solicita que Prefeitura autorize construção de canil em Monteiro




O vereador Bião Nunes demonstrou na sessão desta Quinta feira na Câmara Municipal de Monteio, sua preocupação com o bem estar da população e o respeito aos animais do município.

O vereador solicitou através do REQUERIMENTO Nº 236/2016, que seja encaminhado expediente à Prefeita Ednacé Henrique, solicitando o envio de um Projeto de Lei a esta Casa Legislativa, autorizando a construção de um canil em nosso município.

De acordo com Bião este canil municipal seria um lugar destinado ao alojamento dos animais com a finalidade de controlar a população de cães do município e a proliferação de doenças.

Através da construção deste espaço seriam aperfeiçoados a apreensão de animais soltos pelas vias urbanas, o controle reprodutivo de cães e o incentivo à adoção.

“As cidades devem ser entendidas como “espaço de vida”. E nesse espaço vital convivem animais e seres humanos. A busca de uma convivência harmoniosa entre as diversas espécies deve ser a tônica de um pensamento moderno, devendo ser praticada pelos gestores públicos”, disse Bião em sua justificativa.

“Humanizar uma cidade e torná-la ecologicamente correta é estabelecer uma agenda ambiental que inclua, de fato, os animais que compartilham com os humanos o espaço urbano. Não se pode mais admitir práticas cruéis no trato com os animais e muito menos pensar em seu extermínio quando a situação foge do controle, visando somente benefícios aos seres humanos”, completou o vereador.

POPULAÇÃO DE ANIMAIS

O Brasil é o segundo país no mundo com a maior população de animais, perdendo apenas para os Estados Unidos. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que nos últimos anos houve um aumento de 17% no número de cães e gatos no Brasil, com isso, indicam a necessidade de se implantarem políticas que atendam aos interesses das populações e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário