15/03/2017

Após 50 anos desde sua construção, prefeito Sousinha inicia limpeza no açude Serra Branca I




O conhecido açude do Dnocs, ou simplesmente açude Velho, em Serra Branca é o mais antigo manancial do município e foi construído ainda na década de 60. O reservatório está com rachaduras em sua parede, muito mato ao longo de sua extensão e bastante aterrado após as secas que se sucederam.

O açude, que após a criação do novo manancial na época do ex-governador Wilson Braga, passou a ser o menos importante do ponto de vista de armazenamento de água foi ao longo dos tempos se deteriorando e nunca foi recuperado.

Atendendo apelos da população, o prefeito Vicente Fialho (Souzinha) vai utilizar do próprio maquinário e de recursos próprios para fazer uma singela limpeza no manancial. O objetivo, segundo ele, é amenizar os efeitos do tempo e da seca junto ao açude e garantir sua sobrevivência após as chuvas voltarem a cair.

Souzinha explicou vai fazer reparos na parede do açude, uma boa limpeza no sangradouro e retirada de plantas e entulhos em sua extensão. Segundo o prefeito, a intenção é continuar pressionando o Dnocs para que faça uma limpeza mais complexa no reservatório, mas até lá a Prefeitura vai fazendo sua parte e garantindo vida ao manancial.

O açude Serra Branca I ao ficar cheio serve de forma especial para o turismo no local a partir de uma cultura na população de gostar de banhar-se em seu sangradouro. A água do reservatório ainda atende a demanda de ribeirinhos com seus animais e plantações.

Com informações de De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário