22/03/2017

Monteiro sedia Semana de conscientização em saúde e segurança do trabalho




No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

No dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde, instituída pela Organização Mundial da Saúde, que define: a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. Criada em 1948, a data tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional.


O Movimento Abril Verde, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

  
OS NÚMEROS

Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

ABRIL VERDE CARIRI



Diante de um cenário crescente de Acidentes do Trabalho e Doenças profissionais, com severas consequências nos custos dispendidos pelas organizações em todo o território nacional, vislumbramos a emergente necessidade de direcionarmos políticas governamentais que visem a prevenção e a redução dessas problemáticas.

Sabemos que profissionais devidamente habilitados para lidar com essas questões, são cada vez mais importantes, na garantia do crescimento econômico e sustentável das empresas, bem como, na garantia da saúde do trabalhador.

Desta forma, a COMSEGT – Consultoria em medicina e segurança do trabalho, hora representado pelo seu Diretor, o SR. JOÃO BATISTA MONTEIRO DE SOUSA, com o patrocínios âncora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFPB E O COLÉGIO SANTO EXPEDITO, e demais parceiros, ( Comércio local e Prefeituras do Cariri ) vem realizar a Primeira Semana de Conscientização em Saúde e do Trabalho denominado “ABRIL VERDE CARIRI”, visando a conscientização em SST nas organizações, adotando práticas de Saúde e Segurança no Trabalho, visando o aumento do estímulo individual, motivando a efetiva prevenção de acidentes, evitando imprevistos ou causalidades indesejadas, reduzindo custos, e melhorando a imagem das empresas.



OBJETIVO:

Possibilitar aos participantes conscientização e atualização em SST, e oferecer às organizações e público participante o amplo conhecimento das diversas áreas que envolvem a Segurança do Trabalho, bem como às grandes, médias e pequenas empresas, as informações que possibilitem a prevenção, redução, e neutralização dos riscos de acidentes e doenças ligadas ao Trabalho, por meios de palestras, workshops e cursos mantendo uma boa relação de trabalho, visando à redução de custos, e aumentando a sua produção. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo.

DESENVOLVIMENTO:

O Seminário será desenvolvido com a realização de palestras no horário noturno ( 19:00 HS ) nos dias 03 a 08 de abril de 2017, no auditório do IFPB, com expectativa de um público alvo de profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, onde estimamos um espaço para 120 (Cento e vinte Pessoas) pessoas. Teremos duas palestras simultâneas, em duas salas palestrantes estarão abordando temas diferentes. As palestras serão ministradas por profissionais especialistas nos temas específicos à Segurança do Trabalho, onde teremos 02 (duas) palestras por noite, que terão a duração de 2 horas.

Durante o evento entre palestras haverá a realização de sorteios de brindes para os participantes do evento.

No último dia sortearemos uma bolsa de estudo da FIP.

CARÁTER SOLIDÁRIO:

A COMSEGT – Consultoria em medicina e segurança do trabalho nesta ocasião, também estará implantando sua campanha de arrecadação e distribuição de alimentos para entidades prestadoras de Assistência Social na região do cariri, em virtude da realização do evento. A ação visa arrecadar alimentos não perecíveis.


OBSERVAÇÃO: A entrada nos dias do evento acontecera mediante a doação de 1 kg de alimento por cada um dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário