10/04/2017

Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de 8 Baixos da Paraíba é sucesso em Monteiro




Que Monteiro é a cidade berço da cultura do Cariri Paraibano, é fato, e nada mais natural que a cidade de Monteiro sediasse o 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de 8 Baixos da Paraíba, evento que aconteceu durante toda a sexta-feira (07) no Clube Municipal Alexandre da Silva Brito.

A PROCULT – Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Estadual da Paraíba em parceria com o Campus VI – Poeta Pinto de Monteiro por meio do Núcleo de Arte e Cultura Zabé da Loca do CCHE e a Prefeitura de Monteiro realizou para cerca de 30 inscritos uma oficina de sanfona que teve como professores sanfoneiros, os ilustres João Batista e Luizinho Calixto.

Já no período da noite, após às 20h do mesmo dia, houve a Mostra dos Sanfoneiros que foi um grande sucesso levando um número recorde de público para a Praça João Pessoa para assistir a seguinte sequencia de apresentações: Silone, Claudinho e Ezequiel que é vice prefeito de Camalaú, Petála e Samira, Jeisiane da cidade de Sertânia, João Batista e Vanessa no vocal, Solos: Lucas Cordeiro também de Sertânia, Pablo, Silone, Cidinho de Camalaú  e Vitinho. Ainda se apresentaram a Orquestra Sanfônica de Monteiro e Orquestra Mirim de Camalaú, na regência de Claudinho e Ezequiel.

Dentre as apresentações a grande revelação foi José Artur, o mais novo sanfoneiro com apenas 9 anos de idade, que está classificado pra participar do Encontro Final em  Campina Grande no dia 26 de maio. Assim como em Monteiro, estarão presentes nomes de relevância como Flávio José e Dejinha de Monteiro como presenças especiais.

Presente ao evento, o monteirense internacionalmente conhecido Flávio José falou sobre o evento e as movimentações culturais que estão acontecendo e crescendo na cidade, dizendo que o evento é muito especial e significativo, tendo em vista que Monteiro tem muitos talentos, e sobre a efervescente cultura em Monteiro disse que é uma iniciativa digna de reconhecimento.

O professor Cristovão Andrade, da Pró-Reitoria de Cultura da UEPB, teceu inúmeros elogios e citou o apoio da Prefeitura e do empenho da secretária de Cultura e Turismo Christianne Leal e classificou-a como uma grande guerreira. Já o professor Marcelo Medeiros agradeceu o apoio da Prefeitura de Monteiro e da Prefeita Anna Lorena ao integrar o evento ao calendário da programação da Arena Cultural.

Ao final do encontro a prefeita Anna Lorena entregou os certificados expedidos pela UEPB de participação do Encontro às crianças sanfoneiras: Pétala, Samira e Jeisiane, representando todo o grupo.


1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de 8 Baixos da Paraíba
  
O evento tem como objetivo aliar-se a uma das mais importantes atividades culturais do Brasil, a música executada pelo sanfoneiro, responsável pela grandeza do nosso principal repertório musical e das nossas principais festas. Além disso, busca aprofundar-se ao cotidiano da música nordestina pelo projeto de cultura popular da UEPB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário