27/04/2017

Serra Branca completa 58 anos de Emancipação Política com conquistas históricas e muitos desafios a superar






Serra Branca é uma cidade localizada no cariri ocidental paraibano, há 240 km de João Pessoa, Capital do estado. O município que já teve o nome de Itamorotinga foi emancipado em 27 de abril de 1959, a partir do apogeu do algodão e do crescimento populacional que se dava devido a sua força econômica emergente.

Serra Branca possui o sétimo maior território do Estado da Paraíba, com 738 km² de área e uma extensa zona rural. Em sua geografia, o município se destaca por possuir uma grande rocha branca, a Serra do Jatobá, considerada a maior pedra contínua da América do Sul, um local perfeito para trilhas, rapel, escaladas e várias outras modalidades de esportes de aventura. Uma atração turística natural, mas ainda pouco explorada.

Serra Branca ganhou notoriedade, entre outras conquistas, a partir da área da comunicação e foi a cidade sede da primeira emissora em FM do Cariri, a Serra Branca FM; ganhando ainda e posteriormente outras duas emissoras de rádio.

Com conquistas de sobra ao longo de sua história, a cidade já possuiu três bancos, um grande hotel, uma agência regional do INSS, entre outras instituições. Seus desafios, entretanto, são latentes e ao longo das últimas duas décadas a sensação da população é de que a cidade encolheu ou simplesmente deixou de crescer na velocidade das outras.

Para o historiador Juarez Ribeiro, entretanto, Serra Branca jamais deixará de ser a Rainha do Cariri, título outorgado pelo próprio povo ao longo de sua história. “Serra Branca foi intitulada de Rainha do Cariri porque teve o pioneirismo como marca de várias das ações ocorridas na região. Seu povo é forte, persistente, acolhedor e criativo e isso por só a faz diferente e destacada em todo o Cariri”.

Comemorações

Para celebrar seu aniversário, a Prefeitura de Serra Branca está realizando uma vasta programação, que tem seu ponto final nesta quinta-feira (27). Na noite desta quarta-feira (26), o prefeito Vicente Fialho (Souzinha) entregou dois novos veículos para a população e realizou uma grande festa em praça pública animada pelo Peruano e os Cavaleiros do Forró, Adriano Silva e Pegada de Ouro.
Já nesta quinta-feira (27), a programação contará com sessão solene, hasteamento das bandeiras, apresentação de bandas marciais da cidade e à noite exibições culturais como o Balé da UEPB, o grupo Acauã da Serra e os violeiros.


De Olho no Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário