31/05/2017

Prefeitura de Monteiro comemora sucesso no combate ao tabagismo




 O combate ao tabagismo vem sendo intensificado desde o início da gestão da prefeita Anna Lorena, que através da Secretaria de Saúde vem promovendo reuniões semanais no primeiro mês de formação do grupo e após os 30 primeiros dias com encontros quinzenais até completar 90 dias de orientações.

As reuniões acontecem no CAPS AD III e tem acompanhamento do médico Guilherme Nunes e da psicóloga Iara Leal, que prestam orientações e mostram os malefícios que o tabagismo causa aos fumantes.

Segundo a secretária de Saúde, Ana Paula, do atual grupo que está em formação, 90% dos participantes deixaram de fumar e os 10% restantes diminuíram consideravelmente o uso do cigarro.

Nesta quarta-feira, 31, quando se comemora o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo, a prefeita Anna Lorena reafirma o seu compromisso de investir cada vez mais na melhoria da qualidade de vida dos monteirenses e as ações de combate ao tabagismo serão ampliadas sempre que necessário.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ele causa cerca de 50 doenças diferentes, em especial as cardiovasculares, além de ser responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe e estômago e por doenças respiratórias.

Secom-PMM


Nenhum comentário:

Postar um comentário