20/07/2017

Alunos da rede municipal de Monteiro recebem aulas de Sudoku





Os alunos do 6º ano da Escola Municipal Maria Lauricéia receberam na mahã desta terça, 18, uma aula sobre o jogo de raciocínio lógico Sudoku por professores da UFCG. A aula de introdução à brincadeira tem por intuito identificar talentos que possam competir na OPI.

A Olimpíada Paraibana de Informática ou OPI visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável.

Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área, além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática, e a ACM/ICPC. Estes alunos possivelmente se motivarão a entrar no curso de Ciência da Computação, e o conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação. A organização da OPI está a cargo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande.

Para esta primeira visita estiveram na cidade de Monteiro a instrutora Raquel Rufino e o professor PHD. Rohit Gheyi que foram recebidos pela prefeita Anna Lorena e pela secretária de Educação Ana Lima. A parceria para o projeto de descoberta de novos talentos se deve ao apelo da prefeita ao reitor Vicemário Simões por parcerias entre a Universidade Federal da Paraíba e a Prefeitura de Monteiro.

“Queremos parcerias fortes como a que buscamos com as instituições de ensino superior da Paraíba, é um estímulo para que nossas crianças e adolescentes tenham despertado o interesse pela vida acadêmica, que proporcionará a longo prazo para a cidade de Monteiro uma oferta de profissionais qualificados. Iniciar este despertar através de brincadeiras é uma forma saudável e atrativa para os alunos. É também mais um meio para tornar nossa cidade cada vez melhor”, disse Ana Lorena durante sua fala aos alunos da Escola Maria Lauricéia.


Já o professor Rohit Gheyi se disse muito alegre com a visita e o primeiro contato com os estudantes e completou “Pudemos identificar aqui grandes e inúmeros talentos. Os alunos são muito curiosos e inteligentes, esse é o primeiro passo para o sucesso. Tenho certeza que desta parceria renderão grandes frutos e grandes profissionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário