03/07/2017

Coluna: Olho Vivo

Por Simorion Matos

APROVADA COM LOUVOR

Ela já vinha recebendo muitos elogios desde o início do governo, por conta da conclusão e inauguração de obras, manutenção do equilíbrio financeiro, inclusive antecipando pagamento dos funcionários, pela presença constante nas comunidades urbanas e rurais, ação social e diálogo com a população.  Agora, com a realização do São João 2017 – Uma Festa Cada Vez Melhor, Anna Lorena fecha com chave de ouro o primeiro semestre à frente da gestão municipal de Monteiro, sendo aprovada com louvor. O evento foi um sucesso total e tem recebido rasgados votos de aprovação, inclusive de muitos adversários políticos. O Sítio São Francisco, espaço cenográfico que recebeu diariamente milhares de pessoas com o autêntico forró pé de serra no aquecimento para os shows do palco principal, demonstrou o quanto uma idéia simples pode render bons frutos, desde que exista criatividade e organização.

Uma pessoa que na campanha eleitoral votou contra Lorena conversou comigo no último final de semana e comentou: “É... a mulher tá botando pra quebrar. Ela é povão e do jeito que vai, não tem nem como fazer oposição”.

FICARÃO  JUNTOS?

Nas redes sociais foi postado no sábado, primeiro dia de julho, uma foto que causou frisson na política paraibana. Um encontro em Campina Grande reuniu num sorridente abraço: Manoel Júnior, Romero Rodrigues, Luciano Cartaxo, Cássio Cunha Lima e Rômulo Gouveia.

Entre os partidários do governador Ricardo Coutinho, que não vê com bons olhos essa possível aproximação, criou-e uma dúvida: a foto seria apenas o registro de um mero encontro diplomático entre os gestores e líderes das duas maiores cidades da Paraíba, ou seria o recado de que eles poderão estar no mesmo palanque em 2018, no pleito estadual?

GIRASSOL DO CARIRI

O médico Romualdo Quirino, ex-prefeito do Congo, está sendo considerado como o mais provável candidato a deputado estadual apoiado pelo governador Ricardo Coutinho na região do Cariri.

Amigos do médico garantem que ele está empolgado com esta possibilidade, e já se comporta como quem está em pré-campanha.
                                                    
ESCALA CRESCENTE

O deputado João Henrique (DEM) é um exemplo de político em escala crescente. Iniciou sua atividade eleitoral em 2004, numa campanha que serviu de alicerce para uma sólida construção. Dois anos depois, em 2006, conquistou seu primeiro mandato de deputado estadual. Em 2008, apresentou a esposa Edna Henrique como candidata e conquistou a Prefeitura de Monteiro, derrotando o grupo Batinga, que estava no poder a 12 anos. Em 2010, João Henrique foi reeleito deputado, com uma votação ainda maior. No ano de 2012, Edna Henrique foi reeleita como Prefeita de Monteiro e, em 2014, João Henrique conquistou o seu terceiro mandato como deputado, sendo o 3º mais votado da Paraíba e ganhando em Monteiro de Batinga, seu principal adversário, por mais de 1.000 votos. Em 2016, quando muitos pensavam que não existiria uma candidatura forte, pois Edna não podia mais ir pra reeleição, o deputado indicou a vereadora Anna Lorena – Lorena de Doutor Chico como candidata a prefeita. O resultado, todos já sabem. Uma vitória por 2.911 votos, a maior da história política de Monteiro. 

PLANEJANDO 2018

Tendo obtido 6 vitórias eleitorais em 10 anos, de 2006 a 2016, sendo uma vitória a cada 2 anos, o deputado João Henrique já está se planejando para a campanha do próximo ano, quando deverá novamente colocar o seu nome para o julgamento do povo paraibano. O parlamentar já admitiu a possibilidade de deixar o Democratas, por conta de não concordar com a forma como a direção estadual vem conduzindo o partido. Está conseguindo novos apoios em todas as regiões do estado e inclusive poderá ampliar a sua votação em João Pessoa e Campina Grande, onde tem apoio de lideranças expressivas.

COLABORAÇÃO CULTURAL

A nossa coluna tem sido abastecida com a colaboração cultural de diversos conterrâneos. O apologista monteirense Lúcio Wellington Amador nos enviou recentemente um excelente material que será muito bem aproveitado, engrandecendo o conteúdo da coluna.

DEUS OS ACUDA

O ex-deputado Eduardo Cunha, encarcerado, confirmou que fará delação premiada e muita gente no poder central aumentou a preocupação, temendo o que vem por aí.

Analistas dos fatos políticos nacionais acreditam que as informações a serem prestadas pelo ex-mandatário da Câmara Federal poderão provocar rombos muito maiores do que já aconteceram com as delações feitas até agora.

PENSAMENTO DA SEMANA:            
                                                                                  
“Se quiser ter prosperidade por um ano, cultive grãos. Por dez, cultive árvores. Mas para ter sucesso por 100 anos, cultive gente.”
(Confúcio)

COISAS & CASOS
              
Famílias políticas

Monteiro completou 145 anos na quarta-feira, 28 de junho. E na história do município, algumas famílias têm se sobressaído na conjuntura política, com mais de um integrante sendo escolhido pelo povo para cargos públicos:  

Família Lafayette: Joaquim Pereira Lafayette (Vereador e presidente da Câmara Municipal) e Arnaldo Lafayette (prefeito e deputado federal).
Família Menezes: Alcindo Bezerra de Menezes (Prefeito), Jorge Rafael de Menezes (Prefeito e Vice-prefeito), Fred Menezes (Vice-Prefeito, Vereador e Presidente da Câmara Municipal) e Cajó Menezes (Vice-Prefeito e Vereador).
Família Silva Brito: Alexandre da Silva Brito (Prefeito), Euvaldo da Silva Brito (Deputado Estadual), Tadeu Mendes da Silva (Vereador e Presidente da Câmara) João Batista da Silva Brito - Jú (Vereador) e Delfino Mendes da Silva (Vereador).
Família Sousa Nunes: José Eleutério – José Albino (Vereador), Antônio de Sousa Nunes (Vereador, Presidente da Câmara e Prefeito) e Nal Nunes (Vereador)
Família Ferreira de Freitas: Chico Ferreira (Vereador) e Dudu Ferreira (Vereador)
Família Batista Espínola: Severino Batista Espínola – Severino Bezerra (Vereador) e Edmilson Batista Espínola (Vereador)
Família Formiga: Raul Formiga (Vereador e Presidente da Câmara) e Ruy Formiga (Vereador)
Família Mayer: Luiz Rafael Mayer (Prefeito) e Romualdo Mayer (Vice-prefeito, Vereador e Presidente da Câmara).
Família Feitosa: João Feitosa Ventura (Deputado Estadual), Nilo Feitosa (Deputado Estadual) e Inácio José Feitosa (Prefeito e Deputado Estadual).
Família Leite Nóbrega: José Leite de Sousa (Vereador, Deputado Estadual e Prefeito), Dr. Chico Nóbrega (Prefeito) e Anna Lorena (Prefeita).
Família Henrique: João Henrique (Deputado Estadual), Eugênio Henrique (Vice-Prefeito), Edna Henrique (Prefeita) e Cícero Roberto (Vereador).
Família Batinga Chaves: João de Oliveira Chaves – Oliveirinha (Vereador), Natanael Chaves (Vereador e Presidente da Câmara Municipal) e Carlos Batinga (Prefeito e Deputado Estadual).
Família Ferreira Tomé: Bertino Ferreira (Vereador e Presidente da Câmara Municipal), Givalbério Ferreira (Vereador e Presidente da Câmara Municipal), José Ferreira Tomé (Vereador) e Lucas Tomé (Vereador).
Família Berto: Francisco de Assis Berto (Vereador), Luiz Berto (Vereador) e Adolfo Berto (Vereador).
Família Sinésio: Antônio Sinésio (Vereador) e Christianne Sinésio Leal (Vereadora).
Família Aleixo dos Santos: Djaci Aleixo dos Santos – Chuta (Vereador) e Maria do Socorro Pernambucana ( Vereadora)
Família Severo: José Bezerra Filho - Dé Severo (Vereador e Presidente da Câmara) e José Roberto Cordeiro Bezerra - Nem de Júlia (Vereador)
Família Azevedo – Walmyr Azevedo (Vereador e Vice-Prefeito) e Lucione Negromonte Azevedo (Vereadora)
Família Conrado: Edvaldo Bezerra (Vereador e Presidente da Câmara), Juraci Conrado (Vereador) e Jacira Oliveira (Vereadora).
Família César: Sebastião Cesar de Melo (Prefeito e Vice-Prefeito), Everardo César – Doutor Vevé (Vereador) e Sebastião César Júnior (Vice-prefeito).


Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário