21/07/2017

Mutirão da Catarata realiza 200 cirurgias em Monteiro




Começou na manhã desta quinta-feira, 20, o Mutirão de Catarata na cidade de Monteiro uma iniciativa da Prefeitura de Monteiro por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde. Serão feitas em dois dias de atendimento aproximadamente 200 cirurgias.

Os procedimentos começaram logo no início da manhã e contaram com a presença da prefeita Anna Lorena que compareceu acompanhada de alguns secretários e vereadores da cidade. Na oportunidade a gestora e sua comitiva puderam também ouvir elogios e solicitações dos cidadãos beneficiados com as cirurgias e seus familiares.

O Mutirão de Catarata está propiciando aos monteirenses a oportunidade de voltar a enxergar com mais qualidade, tendo em vista que a catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uveites, uso de medicamentos etc. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar à cegueira ou visão subnormal.

As cirurgias estão sendo feitas no Centro da Mulher e demoram apenas alguns minutos, logo após a intervenção os pacientes recebem alta, vão para casa, necessitando apenas alguns cuidados essenciais que são repassados pela orientação médica.


Os pacientes contam ainda com o retorno após alguns dias para que os oftalmologistas possam avaliar a evolução do procedimento.  A Secretária de Saúde ainda disponibilizará no sábado o Mutirão de Cirurgias de Pterígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário