28/07/2017

São João do Tigre prossegue com ações de implantação do Programa Criança Feliz




Nesta semana foi realizada a capacitação dos visitadores sociais do programa Criança Feliz, contratados através de processo seletivo.                       

Ao todo serão 100 famílias apoiadas no desenvolvimento intelectual de crianças de 0 a 3 anos de idade ou até 6 anos de idade em caso de crianças com deficiência, tendo como prioridade às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

A informação foi repassada pelo secretário de desenvolvimento social e segurança alimentar de São João do Tigre , Elisandro de Andrade

“Durante a execução do Programa, os visitadores farão visitas nos domicílios familiares com o objetivo de desenvolver atividades que proporcionem o pleno desenvolvimento intelectual e psicológico do público alvo”, explicou o secretário.                       

O Programa será executado dentro da estrutura de serviços do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), coordenado pela pedagoga Francineide Santos e supervisionado pela Pedagoga Elisabeth Karoline Medeiros.                       

Além disse o programa será operado em parceria com as secretarias de Educação, Saúde e Cultura, Turismo Esportes, além da rede municipal de ensino infantil, que compõem o Comitê Gestor Municipal, visando a garantia de acesso aos demais serviços e benefícios ofertado pelo o município, por parte das famílias.

“Os visitadores sociais deverão receber kit's para a realização das visitas contendo bolsa, blusa, crachás, jaquetas, bonés, materiais lúdicos e mais, todos devidamente personalizados com a logomarca do Programa Criança Feliz”, disse Elisandro.                       


“Estamos definindo a data de lançamento oficial do Programa, com a presença das famílias e autoridades municipais”, concluiu o secretário municipal.

                    
SOBRE A CAPACITAÇÃO



A capacitação dos visitadores do município do Tigre deu início no dia 24 e será finalizada na próxima segunda feira, dia 31 com duração de 5 horas.                        

Nesta capacitação de visitadores foi apresentado o PCF, estudo do Marco Legal da 1° Infância, guia para visita domiciliar, Manual para orientação as famílias este manual e de externa importância ele apresenta o conteúdo e as atividades que será desenvolvidas durante o processo de capacitação.     
                   
Ainda sobre a capacitação, nesta quinta feira se deu início às aulas práticas iniciadas na Creche Cláudia B. Cavalcante, que terá mais uma visita e na próxima segunda será finalizada em 3 residencias de pessoas que irão participar do Programa.                        
                       
AS VISITAS DOMICILIARES



 As visitas domiciliares são ações desenvolvidas pelos os visitadores na residência da família incluída no Programa. 

Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e por isso favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidade de cada contexto, e a sua singularidade e realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário