01/08/2017

Dia do Agricultor é comemorado pelo PASCAR no Campus da UFCG em Sumé







O Dia de Campo: O Campo no Campus reuniu, no domingo (30 de julho). estudantes e professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, técnicos da Emater, representantes do INSA e do MST e agricultores do sítio Cantinho (Serra Branca), para a apresentação e discussão de diferentes práticas de conservação do solo e produção animal.

O objetivo foi difundir a aplicação de técnicas sustentáveis para a agricultura familiar, produção animal, estímulo ao manejo agroecológico do solo, além de homenagear o povo do campo, como referência ao Dia do Agricultor (28 de julho) e dá visibilidade às atividades e pesquisas desenvolvidas pelos docentes do CDSA.

O evento teve início com um café da manhã musical, para recepção dos agricultores e agricultoras, vaqueiros e amazonas. Em seguida os monitores da organização do evento conduziram os presentes para a área experimental do CDSA, para visitação às estações preparadas pelos estudantes.

Acompanhados pelos professores Tiago Araújo e Ana Cristina (ambos do CDSA), os presentes visitaram às estações de produção de frango caipira, produção de alimentos conservados (feno e silagem), ordenha higiênica e manejo alimentar, com apresentação da mistura múltipla para caprinos e ovinos.

A estação que abordou a tecnologia social do forno e desidratador solar foi apresentada pelos estudantes Eliel Barbosa e George Lacerda de Engenharia de Biotecnologia, orientados pela professora Glauciane Danusa. Já a estação sobre meliponicultura com orientações sobre abelhas Cupira foram trabalhadas pelas estudantes de Tecnologia em Agroecologia Thayná e Autenice Guilherme.

Por fim, as estações sobre compostagem e biofertilizante enriquecido estiveram a cargo da professora Adriana Meira e equipe do PASCAR e contou com a participação dos técnicos da Emater Antonio Alberto e Valmir Cartaxo.

Após o dia de campo teve início a VI Cavalgada do Agricultor, que reuniu mais de 100 vaqueiros e amazonas no parque de exposição do CDSA, vindos de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, para prestigiar o evento.

Puxada pela acadêmica de Engenharia de Biossistemas Paolla Leite e pelo vereador do município Daniel Lêla, a Cavalgada saiu do CDSA ao meio dia, com um passeio pelas ruas da cidade de Sumé, bênção do pároco e percurso de aproximadamente 20 km pela comunidade “Nove Casas”, onde foi servida a feijoada aos presentes, no tradicional bate sela.

 “Com a presença do aboiador Divam Amorim (Custódia-PE), o passeio da vaqueirama foi todo alegria. No bate sela os poetas presentes fizeram duas toadas e declamações, com destaque para a jovem Mel Siqueira, de 12 anos, que encantou a todos com sua voz e violão”, destacou a coordenadora do evento professora Adriana Vital.

A Cavalgada chegou ao bairro do Mandacaru por volta das 16horas, onde foi feito sorteio de brindes com os presentes e a escolha do vaqueiro e amazona destaques, sendo encerrado com o tradicional forró pé de serra, com a banda Gabriel do Acordeon.

 “Somos profundamente agradecidos aos parceiros e colaboradores, aos estudantes que se fizeram presentes e a equipe do PASCAR pela atenção, dedicação e entusiasmo com que receberam os visitantes”, finalizou a professora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário