31/08/2017

Diretores e supervisores das escolas municipais passam por capacitação em Monteiro




 Promover ações que elevam os indicadores de desempenho na educação na rede municipal de ensino é um compromisso constante da Secretaria de Educação e da prefeita Anna Lorena. Diante deste constante desafio, a prefeitura aderiu ao Pacto pela Aprendizagem na Paraíba, que proporcionou na tarde desta terça-feira, 29, uma capacitação para diretores e supervisores.

Dentro do Pacto pela Aprendizagem existe o Programa SOMA que tem por objetivo assegurar que todos os estudantes da rede pública de ensino sejam alfabetizados na idade certa, ou seja, até o 3º ano do ensino fundamental e, portanto, alcancem os níveis adequados de letramento que compreende a fase entre o 5º e o 9º.

As iniciativas repassadas para os diretores e supervisores de ensino passam por avaliações e monitoramento do desempenho dos estudantes que são feitas descendentes às ações de desenvolvimento profissional dos gestores, bem como a elaboração de materiais didáticos de acordo com as metas a serem alcançadas pelas turmas.

Os passos pelos quais os profissionais da educação estão passando compreendem o cadastro de todo o alunado da rede municipal para o acompanhamento e monitoração do processo de ensino e aprendizagem, etapa esta já conclusa juntamente com o envio das avaliação formativa de língua portuguesa e matemática com os alunos dos 1º, 2º, 5º e 9ºs anos também já realizadas. O passo seguinte foi a implementação do sistema que contém a plataforma de aperfeiçoamento profissional para o incentivo de melhores desempenhos na prática da gestão escolar.

Para a professora, supervisora e coordenadora do SOMA Denise Batista, a inovação e o melhor conhecimento dobre o alunado resultará diretamente na ampliação dos índices do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e também assegurar condições de as crianças do ensino fundamental desenvolvam suas capacidades de forma plena nos ciclos de letramento e alfabetização.


“O intuito da administração municipal é oferecer o que há de melhor, condicionando os nossos jovens a um futuro promissor e consequentemente fazendo de Monteiro uma cidade cada vez melhor. E com todo o amor e dedicação dos nossos profissionais de educação, temos a certeza de que este é um objetivo atingido” concluiu Denise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário