25/08/2017

Projetos de sucesso da cidade de Monteiro são laboratórios para prefeitos mineiros





A Prefeitura de Monteiro sempre se destaca a nível regional e estadual através de inúmeros projetos que beneficiam o homem do campo. Este destaque rompeu as barreiras da Paraíba e chegou até o estado de Minas Gerais, que vieram conhecer a 
cidade, alguns pontos turísticos e as ações da administração da prefeita Anna Lorena.

Durante esta quarta-feira, 23, a caravana composta por 14 prefeitos mineiros, entre eles os de Jequitinhonha, Capelinha, Pedra Azul, Teófilo Otoni, Frei Gaspar, Nanuque, Caraí, Almenara, Setubinha, Angelândia, Malacacheta, foram recepcionada pela manhã e puderam conhecer a Feira Agroecológica e apreciar um café da manhã com as comidas típicas caririzeiras ao som do autêntico forró pé de serra. 

Em seguida conduzidos por Anna Lorena, conheceram uma parte da transposição das águas do Rio São Francisco sendo visitado um dos trechos da Rota do Caminho das Águas, do desemboque no Engenho Velho até o encontro com o Rio Paraíba.

No encontro das águas foram recepcionados pela figura icônica do Beato Vicente, que declamou versos de poetas monteirenses como o próprio personagem que resumiu a história da transposição em seus versos. Ainda convidados pelo Beato, em um clima descontraído, alguns prefeitos foram “batizados” com as águas do Velho Chico, às margens do Rio Paraíba.

A visita ainda se estendeu pela Cooperativa de agricultores de Galinha Caipira e Agricultura Familiar do Estado da Paraíba – COOPEAVES que produz hortifrutigranjeiros de forma Agroecológica, onde tiveram a oportunidade de conversar com o presidente Ricardo Morato e receber uma palestra de um consultor que explicou sobre as instalações que dispõe de biodigestores para tratamento de resíduos gerados no processamento de aves, garantindo a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos seus produtos para certificação.

Outros temas como ração também foram abordados, e a caravana conheceu a excelente infraestrutura do local onde comercializam o autêntico frango caipira congelado, seus miúdos e ovos.

Em seguida no SEBRAE Monteiro os prefeitos conheceram as iniciativas de educação empreendedora e Sala do Empreendedor, com a gerente regional Madalena Arruda, que também acompanhou a visita, juntamente com a equipe técnica vinda de Minas.

Em suma, foram apresentados os projetos que têm trazido ganhos fortalecendo a economia e transformado a realidade do município, melhorando assim os indicadores sociais, além de garantir a geração de emprego e renda para os monteirenses.

A visita se encerrou de forma alegre com a promessa de que voltarão para aproveitar e conhecer outras ações municipais, nossa cultura, turismo e também para cumprir o ditado que diz “Quem bebe da água de Monteiro se apaixona e retorna”.


A prefeita Anna Lorena considerou bastante proveitosa a troca de experiência nas conversas com os gestores mineiros e se disse bastante satisfeita pelos elogios feitos à cidade e os programas implantados pelo município de Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário