27/08/2017

Zabelê realiza 4º Conferencia municipal de saúde e 1º conferencia municipal de vigilância em saúde






A 4ª Conferência Municipal de Saúde de Zabelê, com o tema: “Sem diálogo não há cuidado em saúde” e a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em saúde, com o tema: “Vigilância em saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” foi realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, em Zabelê, nesta sexta-feira dia 25, de Agosto de 2017. Estabelecidas em 1988 pela Lei Federal 8.142, as Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes.

O conjunto de instruções é proposto pelos participantes dos encontros, promovendo ampla participação popular. Esses encontros estimulam a participação social e o protagonismo do cidadão na formulação de instruções que guiarão a execução de políticas públicas, conforme os anseios dos usuários.

Com uma participação maciça dos funcionários da saúde, Conselho Municipal de saúde e pessoas da comunidade usuários do Sistema Único de Saúde, SUS, a Conferencia Municipal de saúde foi um grande sucesso.

Esta Conferência Municipal de Saúde de Zabelê foi aberta ao público às 08h00min horas desta quarta feira 25, depois de servido um gostoso breakfast, foram abertos os trabalhos com a composição da mesa, a 4ª conferencia Municipal de saúde não contou com a presença do prefeito Dalyson Neves, que havia viajado à Brasília, onde dava cumprimento a sua agenda em busca de emendas junto aos ministérios do governo federal para fortalecer a gestão municipal.

Mas, foi representado pelo vice-prefeito José Cláudio e completaram a composição da mesa o secretário municipal de saúde José Laylson Teixeira, a secretária municipal de saúde professora Marleide, a presidente do Conselho Municipal de Saúde Rita de Cássia Barbosa e o Palestrante José Everaldo Júnior, enfermeiro da UBS Zabelê.

O Secretário de saúde Laylson Teixeira, lembrou da importância da participação popular no processo. “As conferências são espaços fundamentais para o controle social, são espaços de cidadania e de democracia”, afirmou. Ele lembra que as políticas públicas que são resultados das conferências devem contemplar as reivindicações da comunidade. “Queremos que os cidadãos participem efetivamente, o que vai resultar na melhoria na qualidade de vida da população”, completou.

Foi realizada palestra sobre Vigilância em Saúde e controle social em Zabelê, que destacou o tema: “Sem diálogo não há cuidados em saúde”.

Na sequência houve formação de grupos que defenderam suas ideias sobre os eixos temáticos. I- O lugar da vigilância em saúde no SUS. II- Responsabilidades do estado e dos governos com a vigilância em saúde. III- Saberes, Práticas, processos de trabalho e tecnologias na vigilância em saúde. IV- Vigilância em saúde participativa e democracia para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde. Estão previstos a aprovação dos textos redigidos pelos grupos participantes e a entrega dos certificados para a próxima semana.

Mesmo em viagem o prefeito Dalyson Neves, em contato com a equipe de comunicação agradeceu através de mensagem a todos os funcionários da saúde e de forma abrangente aos usuários do sistema único de saúde SUS, pelo envolvimento em busca de melhorias para uma saúde de qualidade no município.

"Gostaria de externar aqui com zelo e profundo respeito o carinho pela participação ativa da Comunidade de nossa cidade, em especial, aos funcionários da saúde, na 4ª Conferência Municipal de Saúde. Mais uma vez, somos chamados a refletir sobre o papel da Saúde: tempos de profundas transformações, de quebra de modelos e paradigmas.


Compreendo que a rapidez de informações e o avanço de novas tecnologias modificam, a todo o momento, o modo de pensar e de viver das pessoas. Disse “E nessas condições, o grande desafio que nos dispomos na construção de uma saúde para todos com qualidade e eficiência, é não descuidar e não desanimar diante dos desafios”. Destacou o prefeito Dalyson Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário