24/09/2017

Olho Vivo: Por Simorion Matos

NADA MUDA

Faltando praticamente um ano para as eleições de 2018, a anunciada e esperada reforma política ainda não aconteceu e, por conta dos prazos que estão se encerrando, dificilmente irá acontecer.

Os mandatos deverão ser disputados à luz\ da atual legislação eleitoral e pequenas reformas estão sendo anunciadas, mas só valerão para o pleito de 2020.

Esse lenga-lenga de anunciar reforma na legislação acontece todo ano de eleição, mas na prática nada muda. Tudo permanece como antes.

MÊS DOS SUICÍDIOS

Mesmo com todos os esforços do poder público, de diversas entidades e da imprensa, das campanhas, o mês de setembro tem registrado grande quantidade de suicídios. Iniciado no Brasil pelo CVV - Centro de Valorização da Vida, CFM - Conselho Federal de Medicina) e ABP -Associação Brasileira de Psiquiatria, o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 e tem lutado muito pela prevenção do suicídio.

Mas os resultados ainda são tímidos. O Setembro Amarelo tem sido, lamentavelmente, o mês dos suicídios.

MUNICIPALISMO FORTE

A AMCAP – Associação dos Municípios do Cariri e Agreste da Paraíba dirigida pelo prefeito Ronaldo Queiroz, de Gurjão, continua realizando um bom trabalho em defesa dos municípios da região.

Ao longo da sua existência, a entidade municipalista paraibana criada por Carlos Dunga (Boqueirão), teve presidentes combativos, a exemplo de Braz Fernandes de Oliveira (Congo), Carlos Batinga (Monteiro), Arnaldo Júnior (Cabaceiras), Dunga Júnior (Alcantil) e, atualmente, Ronaldo Queiroz (Gurjão).

Na reunião mais recente, os prefeitos do Cariri comentaram a crise financeira que afeta o país e a região do Cariri. A entidade defende a realização de um protesto pacifico em Brasília com todos os prefeitos do Nordeste reivindicando no Congresso e no Senado os repasses para as prefeituras que se encontram em crítica situação econômica, considerando até a possibilidade de demissão em massa.

ZÉ MARCOLINO: 30 ANOS DE SAUDADE

A Associação de Poetas e Prosadores de Tabira (APPTA) realizou a 30ª edição da Missa do Poeta, evento religioso e cultural celebrado anualmente em Tabira, Sertão do Pajeú, em memória do poeta Zé Marcolino.

Este ano o evento organizado pela APPTA homenageou também o poeta Walter Marcolino.  A programação da 30ª Missa do Poeta, desenvolvida entre 10 a 16 de setembro, constou de Chá Poético na Escola Carlota Breckenfeld, Festival de Violeiros Poeta Zé Liberal, 9º Encontro de Sanfoneiros, Mesa de Glosas do Pajeú e 6º Recital Feminino, Lançamento do Livro de Luiz Nunes, Juscelino: Vida, Obra e Verso, Shows: Sevi Nascimento, Chico Arruda, Lindomar Souza, BKL, Lula Sabiá, Denílson Nunes e Adelmo Aguiar.

IFPB: 8 ANOS NO CARIRI

Na quinta-feira, 21, o IFPB comemorou 8 anos de existência no Cariri, através do Campus de Monteiro.

Na oportunidade o Reitor Cícero Nicácio do Nascimento Lopes e o Diretor Geral do Campus Monteiro, Abraão Romão Batista, inauguraram o Restaurante Estudantil.

Na solenidade a prefeita de Monteiro, Anna Lorena, representou todos os prefeitos da região  e destacou a grandiosa contribuição que o IFPB tem dado aos municípios, através da educação tecnológica.

TREINAMENTO MILITAR

Muito importante o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba, que realizou durante duas semanas em Sumé, o EOTAM – Estágio Operacional Tático com Apoio de Motocicletas.

A solenidade de entrega de distintivos e certificados aos 27 concluintes foi realizada na manhã do sábado, 23, em Monteiro, sede do 11º BPM.  A banda do 2º BPM de Campina Grande abrilhantou o evento, que teve a presença do comandante do 11º BPM, coronel Severino Simão, do capitão Cláudio, comandante da Companhia de Serra Branca e do capitão Miguel, comandante da companhia de Monteiro.

A solenidade na Praça João Pessoa teve a presença de convidados e familiares dos concluintes.

JUNTOS PELA VIDA

Obteve excelente repercussão junto à comunidade a campanha JUNTOS PELA VIDA realizada pela Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Saúde, envolvendo todos os órgãos da rede municipal:

CAPS I, CAPS III, Cemed, Centro da Mulher, NASF, Melhor em Casa, UPA, SAMU, Unidades Básicas de Saúde, Vigilância Sanitária, Central de Marcação, Centro de Reabilitação, CEO, Auditoria, Laboratório de Análises.

Os trabalhos comandados pela secretária Ana Paula e pela secretária executiva Viviane Ferreira têm apoio total da prefeita Anna Lorena, que acompanha tudo de perto, checando os resultados.

PENSAMENTO DA SEMANA:                                                                                           
“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito bela para ser insignificante.”

(Charles Chaplin)                     

COISAS & CASOS

Sobre as mulheres

Sextilhas enviadas pelo apologista monteirense Lúcio Wellington Amador. Do cantador repentista Zé Catota, nascido em São José do Egito - Pernambuco, em 1917:

Não acredite em mulher,
Seja essa ou seja aquela;
Não merece confiança
Nem no tempo de donzela;
Não confie em fechadura
Que toda chave dá nela.

Eu assisti a um drama
Que me horrorizei da cena;
Uma senhora de idade
E uma criança pequena:
Chorava a filha com fome,
E a mãe chorava com pena.

Sextilha do cantador repentista Severino Pelado, poeta nascido em Limoeiro - Pernambuco, em 1925:

Não me fale de mulher
Pois toda mulher é boa,
Seja honesta ou desonesta
Porque a mulher à-toa
Se não prestar pro marido,
Serve pra outra pessoa.


Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário