06/10/2017

Alunos de Monteiro participam de projeto multimídia sobre o São Francisco




Trabalhando os temas: Identidade, cultura e meio ambiente, cerca de 30 jovens estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Monteiro foram selecionados para que juntamente com seis professores de diversas disciplinas executem um trabalho de documentação audiovisual sobre o Rio Paraíba.

Com o intuito de registrar divulgar e compartilhar, os jovens receberão instruções através de seis oficinas. Todos os vídeos, que serão de curta duração, serão trabalhados através do celular com pesquisas sobre memória e meio ambiente da história do Rio Paraíba em Monteiro e a percepção sobre os recursos hídricos na subsistência e sustentabilidade na cidade, documentando atividades e personagens da nascente até o açude de poções.

Todo este processo será encabeçado pelo Ponto de Cultura Parai’wa MULTIVISUAL.NET, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, com a realização da Prefeitura de Monteiro através da Secretaria Municipal de Educação e começará a ser posto em prática no dia 17 e finalizado na primeira quinzena do mês de dezembro. Todo o conteúdo produzido será disponibilizado por meio de georeferenciamento nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube.

“O professor será um indutor e norteador de mudanças através dos alunos potencializando o universo interagindo com o município incentivando os alunos a produzir vídeos curtos documentando e contando histórias sobre o seu local tendo por base as águas do Rio São Francisco.” Disse Durval Leal, documentarista a frente do projeto por meio do Parai’wa MULTIVISUAL.NET, durante a apresentação do projeto aos professores da rede municipal.

Para a secretária de educação, Ana Lima, este é um projeto inovador que abrirá mais janelas para os alunos, já que a ferramenta a ser utilizada está nas mãos dos alunos e completou: “Nossos alunos têm uma poderosa ferramenta em suas mãos, agora eles poderão usar não só para diversão, como também como forma de trabalho, expandindo seus horizontes gerando uma nova perspectiva de mundo para si e conforme o trabalho for acontecendo, para o mundo também, já que todo conteúdo produzido será disponibilizado nas redes e ficará ao alcance de qualquer um que tenha acesso a internet”.

Ponto de Cultura Parai’wa MULTIVISUAL.NET

O objetivo do Ponto de Cultura é desvelar a cultura da Paraíba, registrando a diversidade ambiental e difundindo a realidade regional, através de projetos pautados na linguagem audiovisual e multimídia, promovendo assim o resgate histórico e divulgando as potencialidades sócio-culturais do estado.

Entre os trabalhos realizados no Cariri:

Amostra Pedro Américo – Desenvolvimento sustentável a partir do Caruá. Um projeto de fibra do Para’iwa no Assentamento Estrela D’Alva, em São Sebastião do Umbuzeiro.

Oficina escola Carua – Desenvolvimento sustentável a partir do Caruá. Um projeto de fibra do Para’iwa no Assentamento Estrela D’Alva, em São Sebastião do Umbuzeiro.

Rendas do Cariri – “… Tu me ensina a fazer renda…” e o Para’iwa ensina como fazer dignidade e melhoria de vida às famílias rendeiras do Cariri paraibano.


Terra de Morada – Conta a história do Assentamento de Santa Catarina em Monteiro, incluindo a história de Zabé da Loca em uma das suas primeiras aparições em documentários no ano de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário