02/10/2017

COLUNA OLHO VIVO




OPOSIÇÃO UNIDA

Na visita que fez aos municípios de Zabelê e São Sebastião dói Umbuzeiro, na sexta-feira (29), o senador Cássio Cunha Lima transmitiu aos correligionários a confiança de que as lideranças de oposição estarão unidas no pleito eleitoral de 2018, principalmente nas disputas para o governo estadual.

Acompanhado do deputado João Henrique, o senador tucano conversou com lideranças políticas de diversos municípios do Cariri.

BATINGA NO PREJU

Se confirmar a sua candidatura a deputado estadual nas eleições do próximo ano, o ex-prefeito e ex-deputado Carlos Batinga já começará a sua campanha contabilizando duas significativas baixas na sua estrutura eleitoral. A ex-vereadora Christianne Leal, atual Secretária de Cultura e Rostand Chaves, Secretário de Esportes. Ambos vêm realizando excelentes trabalhos, merecendo elogios da população e o reconhecimento da prefeita Anna Lorena. Sempre foram fervorosos seguidores políticos de Batinga.

LULA CONTINUA FORTE

Faltando um ano para a eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a corrida presidencial, com vantagem expressiva sobre os principais adversários. É o que aponta nova pesquisa do Datafolha. O petista,que já condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, tem 35% das intenções de voto nos cenários admitidos.

Em, segundo está o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC), com 17% e, em terceiro, Marina Silva (Rede) com 14%. Geraldo Alckmin e João Doria, ambos do PSDB, alcançam 8% das intenções de voto. Em um cenário de segundo turno, a pesquisa aponta que Lula vence todos os adversários. Somente em um hipotético confronto com o juiz Sergio Moro empate técnico.

A pesquisa, publicada na edição da Folha de São Paulo do domingo (1º), foi feita na quarta-feira (27) e na quinta (28), com 2.772 entrevistas em 194 cidades.

COMO EXPLICAR?

Diante da saraivada de denúncias de corrupção contra Lula, algumas feitas por auxiliares e amigos como o ex-ministro Antônio Palocci, só existem duas explicações para o fato do ex-presidente estar liderando as pesquisas na corrida pata o Palácio do Planalto: ou o ex-presidente estaria sendo vítima de uma tremenda injustiça ao ser denunciado ou o povo brasileiro não se incomoda com quem subtrai seu dinheiro

APOIO ATÉ DA OPOSIÇÃO

A jovem e dinâmica prefeita de Monteiro, Anna Lorena (PSDB) vem quebrando um paradigma na política monteirense: tem apoio até da oposição.

Em recente visita a uma comunidade rural, para realização do Programa Cidade Bela no Campo, Lorena foi prestigiada com a presença dos vereadores oposicionistas Sargento Farias, Nem de Júlia, Jacira Oliveira e Bião.

Através do projeto, a gestão de Lorena oferece à comunidade os serviços: Encaminhamento para a emissão da primeira identidade, Orientações sobre o Bolsa Família, Brasil Sorridente – Atendimento odontológico, aplicação de flúor e entrega de kit de higiene dental, Teste de Glicemia, aferição de pressão e avaliação antropométrica, Marcação de exames, Atendimento médico de enfermagem, nutrição, fisioterapia e vacinação, Serviços de Atenção Básica e orientações com o NASF, Levantamento e cadastro de casas de taipa, residências que tenham ou não cisternas e banheiros, Atividades culturais e esportivas, Instalação de bomba de abastecimento, reposição de lâmpadas e recuperação de estradas.

UBAM DEFENDE MUNICÍPIOS

O presidente da União Brasileira de Municípios (UBAM), executivo Leo Santana, tem visitado grande parte dos municípios da região do Cariri da Paraíba, cumprindo uma nova agenda adotada pela entidade que prevê um diálogo com os presidentes das câmaras municipais.

A UBAM busca recursos do governo federal para construir, reformar e adquirir novos imóveis nos municípios para instalação de legislativos municipais onde ainda funcionam precariamente, sem prédios próprios, sem móveis e sem capacidade para uma participação popular nas decisões legislativas.

A UBAM está realizando um curso que objetiva capacitar todos os vereadores paraibanos, tanto na parte de oratória, como no conhecimento e manejo da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei das Licitações (Lei 8.666/93), bem como dos princípios constitucionais que versam sobre o poder legislativo e suas principais prerrogativas.

PENSAMENTO DA SEMANA

“Se tiver que amar, ame hoje. Se tiver que sorrir, sorria hoje. Se tiver que chorar, chore hoje. Pois o importante é viver hoje. O ontem já foi e o amanhã talvez não venha.”

(Chico Xavier)

COISAS & CASOS

O poeta repentista Manoel Xudu, disse:

Vê-se um sujeito ladrão

Que tem um porte bonito;

Outro com um porte esquisito

Que tem um bom coração;

Vê-se um padre num sermão

Pregando Deus sem ter fé;

E um bêbo num cabaré

A Jesus fazendo prece;

Um é, porém não parece,

Outro parece e não é.

O poeta monteirense Zito Siqueira, aconselhando a uma companheira:

Mulher, se lembre das juras

Que fizemos na matriz;

Se esqueça de advogado,

De promotor e juiz;

Se acostume a levar ponta

Pra gente viver feliz.


Contatos com a coluna: simorionmatos@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário