11/10/2017

Combate ao Câncer de Mama obtém boa repercussão na Campanha Outubro Rosa de Monteiro





Por todo este mês de outubro a Secretaria de Saúde do município de Monteiro está com uma ampla campanha de incentivo à saúde da mulher no tocante ao câncer de mama. Dentre as principais ações está à realização de marcação de mamografias aos sábados, com estandes montados em frente ao Mercado Público, oferecendo a oportunidade às mulheres que residem na zona rural também realizarem seus exames preventivos.

Durante toda a semana a Secretaria de Saúde vem realizando campanhas de orientação em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, e no Centro da Mulher a procura têm sido bastante ampla tanto para marcação e realização de mamografia quanto para os exames citológicos.

“A integração de todos os serviços de saúde da rede municipal no Outubro Rosa nos possibilita um alcance ainda maior da parcela de monteirenses que ainda não fizeram exames de mamografia, algumas delas não sabem como executar o autoexame das mamas e essa rede de informações pode contribuir para detectar algum nódulo e dar sequência aos demais exames e até mesmo que os conhecimentos sejam repassados de uma para outra mulher”, disse a secretária Ana Paula Oliveira.

Os serviços continuarão disponíveis durante os sábados até o final do mês, assim como palestras nas escolas para alunos e suas mães, fazendo desta uma das maiores iniciativas no município de Monteiro.


O município de Monteiro tomou a iniciativa de oferecer os exames necessários à detecção do câncer de mama às mulheres com faixa etária a partir de 40 anos, idade em que casos da enfermidade podem ser diagnosticados precocemente com mais chances de tratamento e diminuindo assim a possibilidade do uso de meios mais agressivos como a quimioterapia e até a mastectomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário