19/10/2017

Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será neste sábado em Monteiro




Sábado é dia de vacinar seu cão ou gato contra a raiva. A imunização será oferecida em todas as Unidades de Saúde da Família além de um ponto no prédio que funciona a Vigilância em Saúde, a partir das 08h da manhã seguindo pelo período da tarde até às 17h para atender os cuidadores dos animais, como parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

A Vigilância em Saúde orienta os moradores a vacinarem os cães e gatos por ser a principal medida de prevenção contra a raiva. Eles informaram ainda que animais com mais de três meses já podem receber a vacina e que animais doentes não poderão ser vacinados. Durante a vacina será ofertada a carteirinha de vacinação animal, para que os donos e cuidadores possam ter o controle da imunização. A meta deste ano é imunizar pelo menos 5 mil pets.

Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso humano, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades especificas que funcionam como pólo de profilaxia da raiva.


Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário