03/10/2017

Exclusivo: Projeto do vereador Cajó que implanta tratamento para pessoas com deficiências com a utilização de cavalos é aprovado






O PROJETO DE LEI Nº 2.007/2017 de autoria do vereador Cajó Menezes que institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública voltada para crianças e adultos portadores de deficiência física, mobilidade reduzida foi aprovado por unanimidade além de ter sido subscrito por todos os vereadores do município.

Desta forma fica determinada a criação do Programa Municipal de Equoterapia, voltado para crianças e adultos portadores de necessidades especiais, mobilidade reduzida, deficiência física e/ou mental.

O Programa consiste em método terapêutico e educacional, utilizando o cavalo como instrumento interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

“ O Programa Municipal de Equoterapia será coordenado e disciplinado pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação, de Assistência Social e com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, além de Associações que utilizam o cavalo como sua pratica de atividade principal”, explicou Cajó.

O Programa atenderá às seguintes áreas:

I-  Educacional, para pessoas com necessidades educacionais especiais;
II- Social, adequada às pessoas com distúrbios evolutivos e/ou comportamentais;
III- Saúde, adequada às pessoas autistas, com deficiências, com mobilidade reduzida, e/ou com outras necessidades específicas nas áreas de habilitação e reabilitação.

“A equoterapia é uma atividade que exige a movimentação de corpo inteiro por parte do praticante e assim, ajuda no desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio, além de auxiliar no tratamento de depressão, stress, ansiedade e de transtornos comportamentais relacionados à aprendizagem”, explicou Cajó


“Agradeço aos meus pares e conto com a parceria do governo municipal para implantarmos este programa tão importante para a recuperação de pessoas com necessidades especiais em nosso município”, agradeceu o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário