06/11/2017

Oliveira de Panelas e cinco duplas têm presenças confirmadas no III Festival de Violeiros de Monteiro





Com uma visão carinhosa sobre os talentos de raiz, a Prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realiza na sexta-feira, 24 de novembro, o III Festival de Violeiros – Pinto de Monteiro.

A reunião de poetas e repentistas acontece na Praça João Pessoa, a partir das 20 horas, e reunirá os principais nomes da cultura nordestina, em especial os artistas locais e regionais, o que assegura antecipadamente uma noite memorável da poesia nordestina.

Idealizado pelo artista e diretor do Museu Municipal, Carlos Paiva, o objetivo do III Festival de Violeiros é homenagear o poeta popular, cantador e improvisador, a “Cascavel do Repente”, Severino Lourenço da Silva Pinto, o Pinto de Monteiro, o maior dos maiores nomes da cultura monteirense, que se vivo estivesse comemoraria 122 anos de idade no dia 21 de novembro.

Segundo a secretária Christianne Leal, tem presença confirmada no evento as duplas: Biu Dionísio e Raimundo Caetano; Edvaldo Zuzu e Ivanildo Vila Nova; Rogério Menezes e Zé Galdino; Evaldo Filho e Xexéu da Paraíba; Zé Jabitacá e Renê Cavalcante, que mostrarão ao público monteirense e do Cariri o que há de melhor no talento e na arte do improviso.

“O III Festival de Violeiros – Pinto de Monteiro será sem dúvidas uma oportunidade de saborearmos o que há de melhor na cultura popular. Somos o berço do homenageado e um evento como esse vai fazer com que os mais jovens conheçam de perto o quanto é lindo e importante são os repentistas e violeiros”, disse Christianne Leal, secretária de Cultura.

A prefeita Anna Lorena afirma que sua gestão tem o compromisso com a cultura, principalmente a popular e que o resgate histórico de manifestações como esta é de suma importância para valorizar os artistas e para o resgate de nossas próprias raízes. “Queremos ocupar as praças e locais públicos para levar cultura para nosso povo, a nossa própria cultura e nosso principal intuito é fortalecer, valorizar e resgatas nossas antigas tradições, enfim, nossas raízes”, comentou a gestora.

O artista convidado para abrir o III Festival de Violeiros – Pinto de Monteiro é o poeta-cantador Oliveira de Panelas que conta 50 anos registrando através de suas letras as belezas do Nordeste pelo país.

O III Festival de Violeiros – Pinto de Monteiro terá apresentação do poeta Carlinhos da Prata e do folclórico Beato Vicente, além de alguns poetas e poetisas da rede municipal de ensino.


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário