11/04/2018

Secretaria de Saúde de Monteiro realiza programação em alusão ao Abril Verde





O movimento Abril Verde, dedicado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contará com ações na cidade de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Saúde, que elaborou ações que serão direcionadas aos profissionais de saúde e agentes de limpeza urbana.

As atividades acontecerão na manhã desta quarta-feira, 11, na Câmara de Vereadores, à partir das 08 horas, com a palestra da Enfermeira do Trabalho, Ana Débora de Souza, para as equipes da saúde. Na manhã da quinta-feira, 12, às 09 horas, profissionais do CEREST abordarão os temas relativos ao Abril Verde para os profissionais de limpeza urbana na Secretaria de Infraestrutura. Nesta oportunidade ainda serão oferecidos diversos serviços aos trabalhadores como: Atendimento Odontológico, Vacinação, Serviços de Beleza, através de Alex Cabeleireiro e um Café da manhã.

Para a secretária de saúde Ana Paula Oliveira estas ações vêm para reafirmar a importância de informar os profissionais sobre o tema. “Nosso objetivo é fazer com que os trabalhadores fiquem atentos aos riscos e cuidados com a saúde, para que se mantenham sempre seguros e distantes de qualquer doença ocupacional ou acidente de trabalho”.

Cerest

Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Cabe aos Cerest promover a integração da rede de serviços de saúde do SUS, assim como suas vigilâncias e gestão, na incorporação da Saúde do Trabalhador em sua atuação rotineira. 

Suas atribuições incluem apoiar investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, fortalecer a articulação entre a atenção básica, de média e alta complexidade para identificar e atender acidentes e agravos relacionados ao trabalho, em especial, mas não exclusivamente, aqueles contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho ou de notificação compulsória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário