09/06/2018

Prefeitos do Cariri discutem criação de centro de zoonoses e centro de hemodiálise





O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO) realizou na tarde da última quinta-feira (07/06) em Sumé, um encontro com os prefeitos da região para discutir o fortalecimento do CISCO.

Durante o encontro, esteve na pauta, a criação de um centro de zoonoses, a viabilização de um centro de hemodiálise para a região, o tratamento de resíduos sólidos, discutindo assim os benefícios do aterro sanitário, e a redistribuição de casas de alvenaria, através do convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde, com validade até dezembro deste ano.

Sobre o centro de hemodiálise, os prefeitos reconheceram a importância da emenda do deputado federal Wellington Roberto para a implantação, viabilizada por vereadores e pelo vice-prefeito de Sumé, os gestores ressaltaram os benefícios que centro traria para a reunião, mas em sua maioria afirmaram que é preciso discutir o custeio do projeto, novas reuniões devem acontecer com secretários de Saúde da região para debater o assunto.

Já em relação ao centro de zoonoses para o Cariri, foi debatido a necessidade de resolver a problemática dos animais soltos nas ruas das cidades da região, por ter um alto custo para manutenção, atualmente a Paraíba conta apenas com dois centros dessa natureza, em João Pessoa e em Campina Grande. Desta forma os prefeitos reafirmaram a necessidade da implantação ser realizada através do consórcio, pois seria a forma viável financeiramente, como encaminhamento foi definido consultas ao centro de zoonoses de Campina Grande, para que os associados possam ficar por dentro do modelo de funcionamento e o custeio.

Durante o evento foi discutido a possibilidade da contração de uma OS (Organização Social), uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, possibilitando que o CISCO consiga novos recursos, principalmente para o custeio dos serviços.

O presidente do Consórcio, Jefferson Roberto (Prefeito de São José dos Cordeiros), afirmou que o CISCO vem trabalhando para o desenvolvimento da nossa região e procurando melhorar o atendimento ofertado aos usuários nossa população.

Com Cariri em Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário